sexta-feira, 23 de julho de 2010

Raposa-Vermelha



A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) é um mamífero, carnívoro, de médio porte, com os pelos geralmente castanho-avermelhados, (nos filhotes essa pelagem é castanho-escura, e só depois dos primeiros 6 meses de vida sua coloraçao se torna igual a dos adultos). É também um dos carnívoros com mais distribuição pelo mundo. Tem hábitos noturnos e crepusculares (exceto em lugares de pouca movimentação podendo ser vista durante o dia),come em média 500g de comida todos os dias, caça geralmante animais pequenos como coelhos e lebres, mas seu cardápio pode se estender à roedores, aves, insetos, peixes, ovos, e frutos, tem cerca de 20 esconderijos para comida podendo se lembrar de todos eles, em caso de necessidade esse animal pode se alimentar de restos de comida humana e animais mortos, tudo isso devido à sua grande capacidade de adaptação. Nos EUA é conhecida por ser "ladra de galinheiros".


Reprodução.

As raposas-vermelhas acasalam entre dezembro e fevereiro, sua gestação dura pouco menos de dois meses (52 à 53 dias), a fêmea tem entre 4 e 5 crias uma vez por ano, ambos (pai e mãe) cuidam de seus filhotes, e mesmo depois do desmame eles só se tornam independentes no outono após seu nascimento. As raposas-vermelhas vivem em média 9 anos. Características
A raposa-vermelha vive em grupos formados em sua maioria por um macho adulto e várias fêmeas, vivem em tocas protegidas pela vegetação, sendo estas construidas por elas mesmas ou aproveitadas de antigas tocas de coelhos e texugos. Essas raposas tem um tamanho variado de 90cm à 1,38m de comprimento,os machos têm entre 6 e 10kg e as fêmeas de 4 à 8 kg, tem orelhas pontudas e pretas atrás, focinho fino, cauda espessa, olhos triangulares e pequenos, e patas ovais com garras não retrácteis.


Ameaças.

A raposa vermelha, assim como as outras, está pouco ameaçada sendo listada como "pouco preocupante" (LC) e por isso é caçada em muitos lugares dos EUA e da Europa, por «desporto», durante os meses de Outubro a Fevereiro. Na Inglaterra foi proibída em 2005 a caça deste animal, que já era considerada uma tradição secular.
A caça excessiva pode, no entanto, por este animal em perigo, assim como a perda do seu habitat natural.


Habitat.

Habita na América do Norte, na Eurásia e em esparsas populações o norte da África. Também há esparsas populações na Austrália, onde foram introduzidas para dar um fim em um outro animal que também foi introduzido, o coelho. Não são territorialistas, vivem em lugares de comida em abundância. Essas raposas se encontram em partes de clima temperado, não habitando assim zonas de climas equatoriais, tropicais, e polares.


Subespécies.

Vulpes vulpes vulpes
Vulpes vulpes crucigera
Vulpes vulpes japonica
Vulpes vulpes peculiosa kishida
Vulpes vulpes fulfa
Vulpes vulpes rubricosa
Vulpes vulpes regalis
Vulpes vulpes macroura
Vulpes vulpes necator
Vulpes vulpes alascensis
Vulpes vulpes harrimani
Vulpes vulpes kenaiensis
Vulpes vulpes abietorum
Vulpes vulpes cascadensis
Vulpes vulpes arabica
Vulpes vulpes karagan
Vulpes vulpes silacea

Nenhum comentário: